Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Após ter zerado a fila de espera por moradia, no início deste mês, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reforça as ações para liberar vagas nas unidades da Casa do Estudante Universitário (CEU). Até o momento, há cerca de 70 vagas disponíveis para os estudantes de graduação.
Atualmente, existem 141 alunos ocupando a moradia provisória existente no prédio da União Universitária, no campus de Camobi. Para terem direito a uma vaga na CEU, é preciso ter o pedido de Benefício Socioeconômico (BSE) aprovado pela Prae.
- Esses números mudam a todo instante, pois dependem da negociação do calouro com os moradores para ocuparem a vaga. Quando os calouros têm o BSE deferido, eles recebem a lista de vagas nas unidades da CEU e vão conversar com os moradores para verificar cada oportunidade - explica a pró-reitora adjunta da Prae, Angélica Iensen.
Alunos que ocupam casas na UFSM reclamam da falta de organização da instituição
Neste ano, a UFSM disponibilizou, no campus de Santa Maria, 330 vagas de moradia provisória, destinada aos estudantes que chegam à universidade e ficam à espera da aprovação do BSE e de vaga nas unidades da casa do estudante. Porém, devido à demanda, outros espaços foram ocupados pelos calouros. A Prae registrou mais de 1,5 mil pedidos de BSE.
PÓS-GRADUAÇÃO
Também no início de abril, a UFSM publicou um edital para destinação de 11 vagas em moradia estudantil para alunos de pós-graduação. No alojamento provisório, 10 estudantes aguardam o resultado final do edital. No total, 16 pessoas participam do processo. Nesse edital, os estudantes de pós-graduação não bolsistas têm prioridade, enquanto os bolsistas entram se houver vaga excedente. Dos inscritos, 12 não possuem bolsa.